quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Vídeo - Coleção de moedas

Vídeo - Notas e moedas à venda na India

MOEDA COMEMORATIVA DOS 500 ANOS DO BRASIL

O lançamento de moedas comemorativas de curso legal pelo Banco Central do Brasil registra de forma perene as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, apresentando, em sua composição simbólica, motivos de importante reflexão sobre a origem e a formação da nação brasileira.

Valor facial: 5 reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 7.952: 100.000
Tiragem inicial: 20.000
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 28g
Composição básica: Prata 999
Diâmetro: 40mm
Bordo: serrilhado
Método de cunhagem: "proof"
Concepção e projeto: Banco Central do Brasil e Casa da Moeda do Brasil
Criação e modelagem: Katia Maria de Abreu Dias eLuciano Araújo
Cunhagem: Casa da Moeda do Brasil

O anverso apresenta composição estilizada que retrata o encontro das culturas indígena e européia por intermédio de adorno de penas característico dos índios brasileiros e de uma rosa dos ventos, instrumento de navegação usado pelos portugueses à época do descobrimento. Em continuidade a composição, a expressão “BRASIL 500 ANOS 1500 2000”.
O reverso apresenta o momento do descobrimento, observado a partir da terra recém descoberta. A composição em dois planos apresenta, no primeiro, a figura de um índio e, no segundo, nau da expedição de Pedro Álvares Cabral rumando para a nova terra. Interligando os elementos da cena, um adorno indígena de penas e uma rosa dos ventos. Na parte superior, a denominação “5” ladeada pela expressão “REAIS”.

FONTE: Site do Banco Central do Brasil
http://www.bcb.gov.br/htms/Mecir/mcomemor/MC500anos.asp?idpai=MOEDAREL