segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Carta do dia no Personare: O Louco


Momento de voar

A hora é esta, Marcelo: arriscar-se, atirar-se destemidamente na direção do novo. Ainda que muitas pessoas possam se apavorar e tentar lhe demover daquilo que sua alma interpreta como um novo impulso criativo, não se incomode. As pessoas falam porque estão viciadas em certezas e seguranças. Mas O Louco, arcano zero do Tarot, vem lembrar que, eventualmente, alguma loucura é mais do que bem-vinda! Ponha sua vida em movimento e lembre-se que é sempre momento de recomeçar. Evite o medo e não espere as coisas tomarem uma forma “certa” para agir. Vá!

Conselho: Momento de se atirar em novas direções, sem temor.

http://www.personare.com.br/tarot/tarot-do-dia/carta

ENSAIOS DE CÉDULAS

Para a cédula chegar a entrar em circulação, há todo um processo que envolve a escolha dos desenhos, layouts, temas, cores, etc. Antigamente esses ensaios eram apresentados pelas empresas impressoras estrangeiras, não vou saber informar com precisão se era por convite ou licitação pública. Depois que a Casa da Moeda passou a fabricar as cédulas seus próprios artistas que fazem os ensaios. As aprovadas são as que os colecionadores conhecem, muitas porem ficaram só na base do ensaio, guardadas em gavetas ou arquivos.

Consegui algumas imagens para que vocês tenham idéia de que forma isso ocorre, as imagens podem estar sem as cores originais porque é scaneamento de xerox da cópia de não sei o que já que não dava para ter esses exemplares em mãos:

projeto para a nota de 100.000 Réis do Santos Dumont, que não foi aproveitado.






Projeto da cédula de 10.000 Cruzeiros contemporânea da que circulou na década de 60 cataloga como C060. Essa seria a 2a. estampa, vai se saber porque não foi aprovada....






Estas acabaram não entrando em circulação por conta da criação do Cruzeiro Real e consequente corte de 3 zeros. Veja que quase naõ sofreram alterações. Essas imagens são do fotolog do Leandro Brito, visitem no endereço: http://ubbibr.fotolog.com/leandrobrito/






Para finalizar a cédula da Rendeira que era para sair junto com a da Baiana. Por conta da implantação futuro do plano Real acharam melhor colocar apenas a da Baiana em circulação pois seria por curto tempo e assim foi cancelada a fabricação dessa cédula.


Este tópico foi originalmente escrito em 6/12/2006 no meu antigo blog e resolvi colocá-lo novamente no ar por aqui (http://mgermina.zip.net/arch2006-12-03_2006-12-09.html)