sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Moeda dos 50 anos de Brasília é apresentada



A moeda comemorativa dos 50 anos da capital federal foi apresentada nesta quarta-feira (4), durante reunião do Comitê Executivo do aniversário de Brasília, na Residência Oficial de Águas Claras. O lançamento oficial da moeda, que não entrará em circulação, será entre março e abril do próximo ano.

A peça fabricada pela Casa da Moeda tem 40 milímetros de diâmetro, feita em prata com áreas foscas e espelhadas. No anverso (cara) da moeda há uma composição de imagens representando a arquitetura da cidade com o Congresso Nacional, Catedral de Brasília, Palácio do Planalto e a escultura Guerreiros. No contorno está escrito a legenda “Patrimônio da Humanidade- Unesco”.e na parte inferior “Brasília 1960 – 2010”. O reverso (coroa) é composto por uma representação esquemática do Plano Piloto, conhecida como avião, com o lado norte voltado para cima e na parte inferior à direita consta a impressão do valor de face, 5 REAIS e a legenda Brasília.

A nova moeda promete ser disputada entre colecionadores. Serão confeccionados 30 mil exemplares que serão comercializados a R$ 110 cada pelo Banco do Brasil e Banco Central. Assim como outras moedas comemorativas, a de Brasília terá um valor de face, porém não entrará no mercado.

O diretor da administração do Banco Central do Brasil, Anthero Meireles, afirmou que os interessados poderão comprar a moeda a partir do lançamento. “As peças começaram a ser produzidas no final do ano na Casa da Moeda e estarão disponíveis no ano que vem”, disse.

“Não só os pesquisadores, estudiosos e colecionadores, mas a população em geral vai querer guardar uma moeda desta que comemora uma data tão importante como o aniversário de Brasília”, comemorou o governador José Roberto Arruda.

Brasília será a primeira cidade histórica a ter uma moeda comemorativa, parte de uma série que registra fatos especiais. As peças mais recentes lembraram o centenário da imigração japonesa e os 200 anos da chegada da família real portuguesa, ambas em 2008. Em 2007, outra moeda comemorativa lembrou os jogos Pan Americanos realizados no Rio. A mais famosa das moedas comemorativas é a que trazia a efígie de Juscelino Kubitschek e foi cunhada em 2002, quando o ex-presidente completaria 100 anos.


Jane Rocha - Agência Brasília
Fonte: Agência Brasília