sábado, 29 de maio de 2021

ÁLBUM DE MEDALHAS DA COPA DO MUNDO DE 2022


 

Coroa de D. Maria II - Rainha de Portugal

 






Primera Sesión conferencia preliminar a Cartagena MMXXI, por Venezuela a cargo de Luis Roberto Ponte


 

Você sabia que dá pra visitar o acervo do Museu de Valores do Banco Central de forma virtual?


O acesso é gratuito e você pode voltar quantas vezes quiser.

Saiba mais sobre algumas das peças que você vai encontrar:
1. Dobrão de 20.000 Réis: É considerada a maior moeda de valor intrínseco (valor do metal) que já circulou no mundo, carregava no cunho de anverso o valor de 20.000 réis, embora seu valor real pudesse chegar a 24.000 réis. Está no primeiro expositor do Ciclo do Ouro. A peça está em 360 graus.
2. Peça da coroação: Para comemorar a ascensão de D. Pedro I ao trono imperial, cunhou-se a moeda de ouro de 6.400 réis, que ficou conhecida como a "Peça da Coroação" e é considerada até hoje, uma das mais raras e valiosas da numismática brasileira. Das 64 peças produzidas, tem-se conhecimento somente de 16 exemplares espalhados em coleções pelo Brasil e pelo mundo afora. A peça está em 360 graus.
3. Pepita Canaã: A maior pepita de ouro em exposição no mundo pode ser visitada durante o tour virtual do museu do BC. Ela pesa 60,80 kg (56,61 kg de ouro contido) e foi encontrada no garimpo de Serra Pelada, no Pará.
4. “Frevo” e “Bumba-meu-boi”, Candido Portinari: Essas duas obras compõem o conjunto de doze painéis “Cenas Brasileiras”, pintados sob encomenda de Assis Chateaubriand para decorar a sede da revista O Cruzeiro. Os doze painéis tratam de temas ligados à história, à cultura popular e aos tipos humanos que representam as regiões do país.
5. Descobrimento do Brasil, Candido Portinari: Esse painel foi encomendado pelo Banco Português do Brasil para decorar o saguão de sua matriz, no Rio de Janeiro, por intermédio do mecenas Raymundo de Castro Maya. Possui grandes dimensões e é um dos maiores painéis do artista Cândido Portinari. Hoje ele ocupa o Salão Nobre do Banco Central.