sexta-feira, 29 de abril de 2011

Espaço Cultural da BM&FBOVESPA abre exposição sobre a história do dinheiro

Recursos multimídia permitirão aos visitantes uma viagem interativa pela evolução das moedas.
O Espaço Cultural BM&FBOVESPA abre suas portas, de 29 de abril a 26 de agosto, para a exposição “A História Política do Dinheiro”. Serão apresentados 460 itens entre moedas e cédulas da coleção particular Spinola - Nomus Brasiliana que possibilitarão aos visitantes conhecer um pouco do mundo da antropologia, da arqueologia, da matemática financeira e dos seres mitológicos. O coquetel, em comemoração ao lançamento da exposição, acontecerá nesta quinta (28/04), a partir das 18h30.


Os visitantes poderão conhecer as primeiras experiências do uso da moedana Ásia Menor e sua difusão por todos os cantos do planeta. A mostra está dividida em nove módulos em formato de totens que garantem uma visão completa das moedas frente e verso. A exposição conta com recurso multimídia para que os visitantes tenham acesso aos detalhes essenciais das peças, com imagens ampliadas e fichário que mostra as características de cada moeda para maior compreensão dos fatos.


Na exposição, sob a curadoria de Claudio Marcos Angelini,ex presidente da Sociedade Numismática Brasileira, será possível observar verdadeiras obras de arte produzidas em minúsculos discos de metais, como os exemplares raríssimos de Stateres, shekels, dracmas, denários, libras, táleres, COBs e reales. Estará disponível para visualização um Croesus, moeda de prata (561/546 aC), da Lídia, há mais de 2.500 anos. Outra importante moeda também exposta é Grosso de prata do Papa Alexandre VI (1492/1503), do período do Tratado de Tordesilhas.


Na abertura da exposição, haverá também o lançamento do livro “Dinheiro, Deuses & Poder” (2010), do jornalista e escritor Noenio Spinola. O livro foi idealizado para facilitar o estudo multidisciplinar dos meios de pagamento, facilitando o acesso destas informações a antropólogos, historiadores, matemáticos financeiros, numismatas e estudiosos da semiótica. E mostra como a depreciação das moedas coincide com a queda de impérios, a exemplo do Império Romano.


Serviço


A História Política do Dinheiro na BM&FBOVESPA


Espaço Cultural BM&FBOVESPA


Praça Antonio Prado, 48, Centro de São Paulo


(próximo à estação São Bento do Metrô)


Visitação


De 29/04 a 26/08/2011


De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h


Telefone: (11) 2565-6826/ E-mail: visite@bvmf.com.br


Entrada franca/ Sala de exposições com ar-condicionado e acesso para deficientes físicos