sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Nova medalha da Casa da Moeda homenageando o 1° Grupo de Aviação de Caça

A Casa da Moeda lança na segunda-feira (18) medalha comemorativa aos 80 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça (GAVCA).

O 1º GAVCA foi criado em 1943, durante a Segunda Grande Guerra, pelo Decreto-Lei nº 6123. Sob o comando do Major Aviador Nero Moura, o grupo realizou inúmeras missões de guerra nos céus da Itália. Em 22 de abril de 1945, o 1º GAVCA realizou 44 saídas com apenas 22 pilotos, demonstrando sua coragem e habilidade. Após o término da guerra, o grupo retornou ao Brasil e foi incorporado ao 1º Regimento de Aviação da Base Aérea de Santa Cruz. Desde então, o 1º GAVCA tem sido responsável por implantar a doutrina de Aviação de Caça na Força Aérea Brasileira.

A medalha comemorativa possui um design que representa a história e as conquistas do 1º GAVCA. O anverso traz a imagem de um avião P-47 Thunderbolt, modelo utilizado pelo grupo durante a Segunda Grande Guerra, com uma explosão ao fundo. Abaixo do avião, encontra-se o numeral 80, formado por uma blindagem inimiga com duas perfurações. O emblema do Avestruz e o lema "Senta a Púa" também estão presentes. No reverso da medalha, há a representação de um piloto observando um P-47 e um F-5, simbolizando o passado e o presente do 1º GAVCA. O lema "SENTA A PÚA!" está escrito em fonte do tipo stêncil, reforçando o visual militar.

Produzidas em prata e bronze, a medalha comemorativa não somente homenageia a história do 1º Grupo de Aviação de Caça como também honra o legado e a coragem dos pilotos que lutaram bravamente durante a Segunda Grande Guerra.

A medalha estará disponível na segunda-feira (18), na loja virtual.

Clique em www.clubedamedalha.com.br e adquira a sua peça!

#casadamoedabrasil #colecionismo #medalhascomemorativas #numismatica

As cédulas mais bonitas do mundo!

 


BRASIL - X RÉIS - 1822-B - REINO UNIDO - COBRE

 

BRASIL - X RÉIS - 1822-B - REINO UNIDO - COBRE (env0480) for R$100,00. https://shopee.com.br/marcelo.germinario/19497523078



Nova cédula peruana de 200 Soles sendo lançada!

Peru anuncia nova cédula no valor de 200 Soles.
As cédulas anteriores não serão recolhidas.
Maiores informações: