quinta-feira, 26 de julho de 2012

Banco Central lançará moeda comemorativa do ano internacional das cooperativas


O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje o lançamento da moeda comemorativa do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O setor corporativo reúne aproximadamente 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países, sendo responsável pela geração de 100 milhões de empregos. Ao instituir o ano de 2012 como Ano Internacional das Cooperativas, a ONU visa promover o cooperativismo como instrumento de desenvolvimento socioeconômico e redução da pobreza.

No Brasil, existem hoje 6.586 cooperativas e aproximadamente dez milhões de cooperados, em 13 diferentes ramos de atuação. O lançamento de uma moeda comemorativa em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas é um reconhecimento da importância da iniciativa da ONU e também uma forma de contribuir para ampliar a visibilidade e a conscientização a respeito dos benefícios do cooperativismo.

Cunhada em prata, a moeda comemorativa apresentará a logomarca oficial do Ano Internacional das Cooperativas e o slogan do evento: “Cooperativas constroem um mundo melhor”. Inicialmente serão cunhadas 3.500 unidades, podendo-se atingir o limite máximo de 10 mil moedas. Após o lançamento, previsto para outubro deste ano, as moedas poderão ser adquiridas nas regionais do Banco Central ou no sitio do Banco do Brasil.

Fonte: http://www.bcb.gov.br/textonoticia.asp?codigo=3642&idpai=NOTICIAS

La Presidenta presentó nuevo billete de cien pesos con imagen de Evita.

BC assina acordo para lançamento de moedas comemorativas em homenagem à entrega da Bandeira Olímpica ao Brasil





Brasília – O Banco Central do Brasil lançará, em agosto deste ano, duas moedas comemorativas em homenagem à entrega da Bandeira Olímpica ao Brasil. Esse lançamento é fruto de trabalho conjunto entre o Banco Central do Brasil, a Casa da Moeda e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
Será lançada moeda bimetálica especial de R$1, que traz em seu anverso, no núcleo prateado, a legenda “Brasil” com a logomarca dos Jogos Rio 2016 e, no centro da composição, a Bandeira Olímpica. No anel dourado encontram-se as legendas “Entrega da Bandeira Olímpica” e “Londres 2012-Rio 2016”. Das 2.016.000 moedas que serão produzidas, uma parte será comercializada em embalagens especiais para fins de colecionismo e o restante será colocado em circulação por meio da rede bancária.
Também será produzida moeda comemorativa, em prata, com valor de face de R$5, e tiragem inicial de 5 mil peças. Em seu anverso, a bandeira olímpica ocupa o centro da composição, que se completa com a legenda “Entrega da Bandeira Olímpica” e a logomarca dos Jogos Rio 2016. No reverso, destaque para a ilustração alusiva a dois ícones das cidades olímpicas: a Tower Bridge, representando Londres, e o Cristo Redentor, representando a cidade do Rio de Janeiro. Completam a composição o valor de face e a legenda “Londres 2012-Rio 2016” e “Brasil”


Brasília, 26 de julho de 2012

Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
(61) 3414-3462
imprensa@bcb.gov.br

FONTE: http://www.bcb.gov.br/textonoticia.asp?codigo=3634&IDPAI=NOTICIAS