quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Numismática, algumas considerações.

A numismática é a ciência que estuda as moedas e as medalhas, tanto do ponto de vista histórico, quanto artístico, econômico e social. A numismática é uma forma de conhecer o passado e o presente de diferentes civilizações, através dos símbolos, das imagens, das inscrições e dos valores que elas expressam em suas cunhagens. A numismática também é uma forma de investimento e de preservação de patrimônio, pois as moedas e as medalhas podem ter um valor muito superior ao seu valor nominal, dependendo de sua raridade, de sua conservação, de sua demanda e de sua importância histórica.

A origem da numismática remonta à antiguidade, quando os primeiros colecionadores de moedas surgiram entre os aristocratas romanos, que se interessavam pelas cunhagens de diferentes regiões e épocas. No entanto, a numismática como ciência só se desenvolveu a partir do século XVI, com o surgimento da imprensa, que permitiu a divulgação de obras sobre o assunto, e com o aumento das escavações arqueológicas, que revelaram novas moedas e medalhas. A numismática se consolidou como uma disciplina acadêmica no século XIX, com a criação de museus, de sociedades e de revistas especializadas.

A numismática se divide em várias áreas de estudo, de acordo com os critérios adotados para classificar as moedas e as medalhas. Alguns exemplos de áreas da numismática são:

- Numismática antiga: estuda as moedas e as medalhas cunhadas na antiguidade, desde as primeiras emissões na Lídia, no século VII a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, no século V d.C.
- Numismática medieval: estuda as moedas e as medalhas cunhadas na Idade Média, desde o século V até o século XV, abrangendo as emissões dos reinos europeus, dos impérios bizantino e islâmico, e das cruzadas.
- Numismática moderna: estuda as moedas e as medalhas cunhadas na Idade Moderna, desde o século XV até o século XVIII, abrangendo as emissões dos estados nacionais, das colônias americanas, e do comércio internacional.
- Numismática contemporânea: estuda as moedas e as medalhas cunhadas na Idade Contemporânea, desde o século XIX até os dias atuais, abrangendo as emissões dos países independentes, das organizações supranacionais, e das guerras mundiais.
- Numismática brasileira: estuda as moedas e as medalhas cunhadas no Brasil, desde o período colonial, passando pelo Império, pela República, até os dias atuais, abrangendo as emissões oficiais, as provinciais, as comemorativas, e as de emergência.
- Numismática estrangeira: estuda as moedas e as medalhas cunhadas em outros países, de acordo com as regiões geográficas, as épocas históricas, ou os temas específicos.
- Numismática temática: estuda as moedas e as medalhas de acordo com os temas que elas representam, como animais, plantas, personalidades, esportes, arte, religião, etc.
- Numismática técnica: estuda os aspectos técnicos das moedas e das medalhas, como os metais, os pesos, os diâmetros, os tipos, as marcas, as legendas, as variantes, as falsificações, etc.

Para se dedicar à numismática, é preciso ter interesse, curiosidade, paciência e conhecimento. A numismática requer uma pesquisa constante, uma leitura atenta, uma observação minuciosa e uma comparação criteriosa das moedas e das medalhas. A numismática também exige um cuidado especial com a conservação, a limpeza, a organização e a exposição das peças. A numismática pode ser praticada como um hobby, como uma profissão, ou como uma paixão. A numismática é uma ciência que proporciona prazer, cultura e valorização.

Medalhas Rei Charles III à venda na Amazon

Medalhas Rei Charles III à venda na Amazon pelo link https://amzn.to/3MVxy0K

Las monedas de Nepociano | PODCAST #77

Moedas coloniais espanholas - Compre na Amazon

https://amzn.to/40MInb7

Encontro em Belo Horizonte MG - 1 e 2 de dezembro de 2023

Encontro em Piracicaba/SP - 23 a 25/02/2024

Moradora da Maré acusa policiais de invadir sua casa e roubar coleção de moedas - G1

A enfermeira Roseane da Silva Vieira afirma que policiais que atuavam numa operação no Complexo da Maré nesta terça-feira (21) roubaram uma coleção de moedas, avaliadas em R$ 60 mil reais da casa onde vive.

A moradora da comunidade Vila do João conta que saiu cedo de casa para levar a filha de 4 anos na creche. Na volta, além de encontrar o imóvel revirado, descobriu que quase toda coleção de moedas tinha sido levado. Uma coleção que já durava 12 anos.

Em um vídeo, onde é possível ver o imóvel revirado, ela narra a dor de ter sido roubada por quem deveria dar proteção. 

Leia a reportagem completa no link abaixo:

LAS MEJORES MONEDAS ROMANAS en la subasta de Jesús Vico

ODA Nº 1 - ANO 1 - REVISTA QUADRIMESTRAL DA FUNDAÇÃO CÍRCULO NUMISMÁTICO DE SANTA CRUZ



Disponibilizo aqui a publicação em PDF.

Para abrir basta acessar o link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1hZ6WQIjn9ogvrXIiIFx_73jKXX3v5vAc/view?usp=drive_link