domingo, 23 de dezembro de 2007

REPUBLICA IMCA


Essa é outra "preciosidade" que sempre ligam para eu avaliar. Só que não é moeda tampouco Inca e muito menos de 1097....
Trata-se de uma fichinha vendida como souvenir lá no Peru, ou coisa do gênero, moderna e que não tem valor comercial ou numismático nenhum, vale apenas a curiosidade...
O duro é a pessoa que tem uma acreditar nisso pois acha que está de posse de um tesouro...
Mas vamos pensar....os Incas tinham escrita? e ainda por cima com esses caracteres? República? esse sistema governativo ainda é moderno...1097...que calendário seria esse? o que utilizamos hoje em dia surgiu no séc.16 e é europeu....
É só pensar um pouquinho e veremos que trata-se de apenas uma curiosa fantasia...
OBS.: Equivocadamente eu tinha colocado a data como 1037, na verdade é 1097, pois a peça que tenho não está muito legível e eu puxei a data da memória.

8 comentários:

  1. olá. Sempre tive essa mesma dúvida, e seu artigo, me esclareceu bastante. Mas ainda restam dúvidas: de que material eram feitas, e data aproximada de cunhagem ( meu pai achou uma em 1952). Você pode ajudar? obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não possuo tais informações mas possivelmente devem ter se iniciado as cunhagens delas nas déc de 40 ou 50

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE MARCELO
    Hoje vi uma moeda do ano 1007 tambem tinha a escrita REPUBLICA IMCA, entao o valor dessa moeda ou ficha como voce diz e de quanto estou curioso para saber para poder estimar um valor aproximado, pois nao posso passarlhe uma foto por enquanto nao disponho.
    Certo de sua atencao , muito obrigado e ate paulser08@yahoo .com.br
    PAULO

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo, agradeço pelo contato. Como comento no artigo que escrevi, trata-se apenas de um souvenir, sem valor comercial pois não é raro. Talvez vc encontre peças dessa sendo vendidas entre R$ 5 a R$ 10,00 ok? ABração

    ResponderExcluir
  5. Douglas F.Souza

    Olà sr.Marcelo,tambèm tenho um souvenir imca e està bem legìvel e tambèm pensei que fosse moeda.Tambèm tenho algumas moedas de 500 e 1000 rèis com datas de 1822 à 1922 representando o cèntenario ,com a imagem de D.Pedro 1 e Epitacio Pessoa .Por favor me informe sobre elas.Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Douglas, td bem? Essas moedas de 500 e 1.000 Réis do Centenário da Independência são comuns, foram emitidas em grande quantidade e quando circuladas praticamente nada valem. Moedas dessas sem circulação alguma, chamadas de Flor de Cunho conseguem ainda serem vendidas a até R$ 30,00 encontrando o colecionador certo. Existem umas com erro de grafia, escrito BBASIL, uma letra B ao invés do R, essas valem mais, principalmente a de 500 Réis (cuidado que existem muitas falsificações dessas moedas de 500 Rs com esse erro). Abraços

    ResponderExcluir
  7. Aproveito o espaço para informar ao "engraçadinho" que escreveu de forma anônima aqui neste tópico me chamando de ignorante por eu grafar a palavra IMCA com M ou invés de N, que apenas transcrevi o que aparece nessa peça e que possivelmente quem criou esse cunho fez uso da palavra IMCA, dessa forma, de forma proposital. Infelizmente pessoas que se julgam sabedoras de tudo e adoram agredir os outros com sua "sabedoria" apenas mostram o quanto elas são ignorantes. Pobre alma.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.